quinta-feira, 28 de abril de 2011

A primeira impressão é a que fica?

Será mesmo que a primeira impressão que você tem de uma pessoa é a que fica?

“Diz o ditado que sim. A primeira impressão é mesmo a que fica e que talvez você não tenha uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”.

Cientificamente falando, os estudiosos confirmam que a mente humana é capaz de formular até 200 impressões. Na maioria delas, são as mais duradouras.Conforme os pesquisadores, os julgamentos são muito rápidos e determinam o tipo de relacionamento que teremos com a pessoa. Se a primeira impressão foi negativa, a comunicação em seguida passa a ser restrita, dificultando o desenvolvimento de qualquer tipo de amizade.



A impressão que causamos pode ser a partir de sinais silenciosos, como expressões faciais, postura,  roupas e características físicas, e é por isso que uma expressão equivocada, uma roupa desalinhada pode surtir efeitos catastróficos em um primeiro encontro, quando as outras pessoas não tem referência alguma para fazer uma avaliação. Quando nos deparamos com uma pessoa nova, imediatamente tecemos considerações. É a inevitável 'primeira impressão'. "Sem querer, avaliamos as roupas, aparência física, a forma de se comunicar e de se portar e gravamos em nosso cérebro esta percepção", "A princípio, é o único indício que se tem sobre os outros. Eu posso até mudar de ideia, mas dificilmente esqueço a sensação inicial que a pessoa causou",



A primeira impressão é baseada, prioritariamente, no visual.


Você está cuidando da sua imagem? Estudos dizem que a primeira impressão pode ser decisiva para o seu sucesso e como pode investir no chamado marketing pessoal..Em uma sociedade como a nossa, a imagem conta muito e sendo mais realista conta tudo.... Nossa imagem é nosso cartão de visita, como por exemplo: É uma boa oportunidade de conquista de um emprego....corporativamente falando.... No mundo corporativo, por exemplo, onde estamos sendo apresentados a diferentes pessoas o tempo todo, a capacidade de deixar uma primeira impressão favorável contribui para a criação de um networking consistente e até mesmo para o fechamento de grandes negócios.



Uma boa maneira de se mostrar acessível é através do sorriso. Um sorriso comunica ao mundo o fato de que, naquele momento você se sente feliz ou satisfeito. Quando você sorri para as pessoas, elas, conscientemente ou não, sentem que você as considera simpáticas. A 'impressão' é ligada a estereótipos. "Existe o primeiro olhar que marca. Tem pessoas que não suporto desde o início e outras que gosto de graça. Mas hoje em dia, mesmo que tenha uma má impressão, vou acabar relevando e dando outras oportunidades",


Tenho uma amiga...uma dessas pouquíssimas que considero amigairmãcomdnadiferente, que a primeira impressão que ela me passou foi de uma pessoa exibida, boçal e que se achava superior aos demais...Me dei a oportunidade de conhecê-la, de entender o que a fazia expressar-se daquela forma...hoje não vejo nada de exibida (muito pelo contrário), nada de boçal e superior...apenas esconde-se atrás da posição que ocupa no trabalho...que é um cargo de chefia...Se não tivesse dado a segunda chance a ela, talvez a amizade e o amor que sentimos uma pela outra teria acabado com um simples encontro. E eu na realidade acredito muito na lei da atração... Aqueles que tem alguma afinidade conosco, aproximam-se e muitas vezes podem ser completamente diferente, mas se unem pois tem algo em comum, mesmo sem saber. Para mim, não há acaso...as situações simplesmente juntam as pessoas ou as afastam...Acredito também que estamos passíveis de erros e acertos e não podemos confiar na primeira impressão sempre...
Nem sempre uma análise superficial é suficiente para captar a essência de alguém. Que eu o diga: "Normalmente me passo por uma pessoa fechada, carrancuda, boçal e com ar de superioridade e pela minha postura, acabo passando uma imagem diferente do que realmente sou". Pois é, já sofri na pele as barreiras causadas pela primeira impressão e as pessoas que resolvem me dar uma segunda chance, seja por vontade própria ou imposta, percebem que sou algo totalmente diferente do que pensaram a primeira vista.
 "Aprendi por experiência que você tem que tirar a prova se uma pessoa é realmente do jeito que imagina."
Aqueles que se agarram na primeira impressão correm o risco de sair perdendo. Claro que a primeira impressão guia nossos relacionamentos, mas nem sempre de maneira positiva. 
Por trás dela, há motivos inconscientes que não sendo esclarecidos, nos levam a fazer escolhas erradas.
Não quero afirmar que o inconsciente sempre nos dirija para o lado equivocado, até porque, como diz o ditado: "O coração tem razões que a própria razão desconhece." 
No entanto, é importante que tenhamos clareza sobre essas razões...


Deixo aqui uma pergunta para pensarmos sempre antes de tirar qualquer conclusão e de acreditar na primeira impressão que possamos ter de alguma pessoa:
E você, quantas chances dá para gostar de alguém?