segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ilusões...

Conforme as premissas que as pessoas pregam, queiramos ou não, somos todos uns iludidos. Cada um tem a sua verdadezinha, e vive a vida que escolhe....

Então, querido leitor, qual o caminho para evoluir sem conviver com todas estas ilusões ? Soda cáustica nos olhos, para não enxergar o que há e as pessoas em volta, ou viver dentro de si como um caracol ajudam na tarefa evolutiva.



O HOMEM NÃO PODE PRESCINDIR DA ILUSÃO
Alguns pensadores, sobretudo modernos e contemporâneas defendem que o homem não pode prescindir da ilusão. Ela faz parte da natureza humana, e é uma forma de fugirmos à vida real, e ao sofrimento e falta de sentido presente no fundo da nossa existência. A vida passa pelo sonho. O homem não suporta viver constantemente a verdadeira realidade, mas quando confrontado por ela sempre se desilude.

O que são as ilusões? Definamos ilusão como sendo aquilo que pensamos, mas que não corresponde à realidade. São percepções que nos distanciam da Verdade. Existem em relação a muitas questões da vida, tais como metas, cultura, comportamento, pessoas, fatos.
Qual a causa das ilusões? As ilusões decorrem das nossas limitações em perceber a natureza dos sentimentos que criam ou determinam nossos raciocínios. Na matriz das ilusões encontramos carências, desejos, culpas, traumas, frustrações e todo um conjunto de inclinações e tendências que formam o subjetivo campo das emoções humanas.
Então, iludimo-nos para nos sentirmos um pouco melhores.


 A realidade é uma ilusão 
Vivemos entre dois universos paralelos : O das ilusões e o das emoções. No universo das ilusões estão as coisas palpáveis, compráveis, alcançáveis, perdíveis... È o salário, a casa, o carro, o aparelho de Tv, os corpos que dividem a mesma cama, as grades nas janelas, os beijos, os abraços...
Todas essas coisas são como recipientes vazios. São símbolos, imagens,objetos que chegam aos nossos olhos e mãos, mas que não correspondem a uma realidade. São apenas representações, ou seja, ilusões.
O que é uma aliança de casamento? É a representação de uma união afetiva. Se não existir essa união, o que vai representar essa aliança?
O que é um salário? É a representação de uma força de trabalho  de alguém que deseja usufruir daquele salário. Mas se não existir força de trabalho ou até mesmo o desejo de usufruir daquele dinheiro, o que vai representar aquele salário?
O que representa um beijo sem sentimento, um abraço sem emoção, uma casa sem espírito de lar, grades sem segurança, dois corpos dividindo a mesma cama se os corações estão distantes?
Veja que tudo que parece realidade por ser algo palpável  e concreto compõe o mundo das ilusões. E o que parece ilusão, por ser algo que não se pode ver, tocar, comprar, é o que corresponde á realidade.São os sentimentos, as emoções,que preenchem o recipiente material da vida.É no universo das emoções que está o sentido de nossas conquistas. Tudo que está ao redor perde todo o sentido se não estiver ligado a um profundo sentimento.
Mas vivemos um verdadeiro culto ás ilusões. Em que é comum que as pessoas abandonem as outras para buscar coisas, sufoquem sentimentos para atingir objetivos "concretos". E quando conseguem são tidas como vitoriosas! Sua enorme caixa vazia é exibida como um troféu e a sua história de vida é contada para estimular outros caçadores de ilusões.
Já os sonhadores que vivem intensamente a realidade das emoções, muitas vezes são tidos como fracassados. Por não terem objetivos "concretos" acabam sendo vistos como fracos e infelizes. E suas histórias são apagadas, esquecidas...
Mas o que não é conhecido nem divulgado, é o que existe na intimidade emocional dos "vitoriosos" e dos "fracassados". Se fosse, talvez as histórias a serem contadas e copiadas fossem outras, e os troféus também.
O universo das ilusões é uma caixa vazia. O das emoções é o conteúdo dessa caixa. Se estiver vivendo em função de simbolos, cores, imagens e ações mecânicas, saiba que está carregando uma enorme caixa vazia. Uma hora dessas vai precisar abrir e não terá nada lá...