sábado, 30 de julho de 2011

A raiva...O ódio...


A raiva e o ódio são como doenças e podem ser sentimentos passageiros ou podem se prolongar transformando-se em rancor. Pessoalmente o rancor alimentado dentro de uma pessoa pode acarretar doenças físicas como depressões, estafa e até mesmo o câncer entre outras e eu considero como uma doença sim, pois vai corroendo o indivíduo de dentro para fora causando diversos prejuízos físicos, mentais e espirituais. A ciência ainda não comprovou isso, mas eu acredito piamente nessa premissa.
A raiva e o ódio podem ainda ser chamados por outros nomes como fúria, ira, cólera crueldade, e etc e podem levar a expressão do instinto de agressão física e/ou psíquica aquele a quem é o alvo do sentimento.
A raiva e o ódio ridicularizam quem o sente, pois faz-lhe perder a razão que deve acompanhar todo ser humano. Exemplo de pessoa que por estar com raiva perde a razão e torna-se ridícula perante toda uma sociedade, uma pessoa e uma situação:

*    Uma mulher e um homem apaixonam-se profundamente e por um longo período vivem uma linda história de amor... mas por diversos motivos separam-se.... e esse homem não aceita essa separação, mas ao invés de tentar reconquistar a sua amada demonstrando todo o seu amor, ele é tomado pela raiva e pelo ódio e afasta a sua amada para sempre de seu convívio. Essa doença (o rancor) que se apoderou de todo o seu ser por ter sido deixado pela sua amada o impede de ver que acabou com qualquer chance de vê-la novamente em seus braços e tenta insanamente, machucá-la e    magoá-la tendo perdido totalmente a razão.
Tudo o que ele deveria ter feito era dizer a ela o quanto a amava.... o quanto ela fazia falta em sua vida e o quanto era importante para ele... mandado flores... como qualquer pessoa em sã consciência teria feito, mas como a RAIVA, o ÓDIO e acompanhado pelo RANCOR e todos os sentimentos pertinentes se juntaram, a única coisa que conseguiu fazer foi pensar em como se VINGAR por ter sido MAGOADO e acabou por PERDER A RAZÃO e acabou por RIDICULARIZANDO-SE perante “o mundo” e perdendo de vez a chance de reconquistar a sua amada, que até algum momento do caminho, ainda o amava.

Quando nós seres humanos percebermos que sentimentos como a Raiva, o ódio e o rancor são sentimentos tão pequenos diantes de sentimentos como o AMOR e o PERDÃO, com certeza viveremos em um mundo muito melhor. Aprendamos a perdoar e aprendamos a ser humildes a admitir que erramos...Eu estou fazendo a minha parte e você?